Blog

Recebimento de mercadorias (1): checklist de conferência

Para oferecer um alimento de qualidade e adequado ao cliente, é necessário ter muito cuidado em todas as etapas de produção. Cortar, cozinhar e temperar bem são itens essenciais, mas a atenção deve começar já na hora do recebimento de mercadorias.Caso elas não cheguem adequadamente à sua padaria ou restaurante, todo o processo feito pata garantir uma refeição de qualidade é comprometido.

Confira algumas dicas importantes para a usar na hora do recebimento de mercadorias no seu estabelecimento

1. Confira a nota e os produtos

A primeira coisa a ser feita é pegar a nota do que está chegando e ver o que é o produto e a quantidade. É por meio dela que você saberá como o alimento deve ter sido transportado. Por exemplo, se for carne, deve estar em caminhão refrigerado e, caso não esteja, a carga deverá ser recusada.

Confira se está no caminhão certo, bem acondicionado e veja se o número de itens e tipo de produtos enviados estão corretos, de acordo com a nota emitida e com o pedido feito. Caso o produto não esteja no ambiente correto, não o receba. Não se esqueça de verificar o valor total da nota para saber se é o mesmo do orçamento.

2. Embalagem

Outro ponto muito importante no recebimento de mercadorias é olhar se a embalagem está intacta e adequada. Uma rasura ou um amassado em uma caixa pode criar vincos e espaços para a contaminação bacteriana. Por isso, produtos com embalagens danificadas não devem entrar no estabelecimento. Isso vale para papelão rasgado, lata amassada, entre outros danos que possam ter ocorrido.

3. Validade e inspeção

Depois de ter a certeza de que o produto veio corretamente e foi transportado em local adequado, é hora de olhar a validade, para ver se está correta e de acordo. Além disso, é importante verificar se há registro de inspeção nos órgãos regulatórios: Sistema de Inspeção Municipal, para produtos locais, Sistema de Inspeção Estadual para o que vier de outro município, mas tenha sido produzido ou beneficiado dentro do estado ou Sistema de Inspeção Federal – SIF, para produtos vindos de outros estados.

4. Armazene o documento

Dê entrada na nota fiscal recebida na contabilidade do eu estabelecimento, para proceder com o pagamento e lançar a entrada dos produtos. Caso tenha um setor de estoque, lance os produtos recebidos na planilha de controle existente. Se o estabelecimento ainda não tiver essa planilha, o mais indicado é fazer uma que conste o tipo do produto, o lote, a validade, entre outros dados que permitam melhor acompanhamento da mercadoria, evitando a perda deles por tê-los deixado vencer.

5. Armazene o alimento

O local no qual os produtos que chegaram serão armazenados deve ser limpo e adequado para o alimento. Carnes e demais produtos resfriados devem ser acondicionados no refrigerador ou freezer imediatamente. Nunca os deixe expostos ao ambiente por muito tempo, pois isso deteriorará o alimento.

Nas prateleiras nas quais ficam os alimentos secos, coloque os recém-chegados, que possuem uma data de validade maior, no fim da fila. Dessa maneira, será usado primeiro o produto com período de validade menor, evitando que algo fique esquecido e acabe vencendo. Mantenha o local limpo e livre de insetos ou pragas. Para isso, é importante que todos os funcionários do local sejam treinados e saibam o porquê desses cuidados serem essenciais.

6. Coloque rótulos

Caso algum dos produtos precise ser transferido para outra embalagem, para uso imediato, coloque rótulos que indiquem a data de abertura, o que é o produto, o lote e a data de validade que constava na embalagem original. Não se esqueça de que a nova embalagem deve ser segura, limpa, vedada e deve ser acondicionada em local adequado. No caso de alimentos, a maioria, depois de aberto, precisa ser refrigerado. Fique atento.

Essas dicas servem o recebimento de mercadorias em padarias, restaurantes, supermercados e demais estabelecimentos que atuam comercializando alimentos. A sua equipe está treinada para isso? 

Comente com o Facebook

Write a comment