Blog

Que tipo de franquia abrir: tendências importantes

Os sistemas de franquias são bastante populares no Brasil, devido ao grande número de redes espalhado pelo país. O franqueado, ao se juntar a uma franquia, adquire o direito de utilizar uma marca, comercializar seus produtos e serviços e gera no consumidor a expectativa de ter uma experiência segura e familiar em ambientes diversos. Para o franqueador, é uma boa forma de expandir os seus negócios; para o franqueado, é uma oportunidade de possuir um negócio próprio, mas que não começa do zero por já ter um modelo testado e aprovado.

Existem diversos modelos e marcas de franquias de alimentação. Para quem quer abrir uma franquia de alimentação, são várias as vantagens. Segundo o Sebrae, algumas das vantagens de abrir uma franquia de alimentação são:

Vantagens de abrir uma franquia de alimentação

 

  • Uso de marca testada e reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes, uma vez que o modelo franqueado será fruto da experiência do franqueador, que já terá promovido ajustes, antes e durante a opção pelo modelo de franquia, para melhoria e credibilidade da marca junto ao público-alvo da empresa;
  • Participação em uma rede, aumentando o poder de negociação junto aos principais fornecedores, troca de experiências e maior presença da marca no mercado;
  • Menores riscos, devido ao uso de modelo já testado e apoio para escolha do ponto, implantação e gestão da unidade franqueada;
  • Utilização de know-how do franqueador, o que reduz o tempo para a implantação, a otimização dos recursos utilizados e os riscos de insucesso;
  • Economia de escala, por participar de um processo de compras que envolve toda a rede, reduzindo os preços pagos ou rateando as despesas, como os custos de propaganda;
  • Orientação e assistência na administração do negócio, com treinamentos, manuais e consultoria de campo;
  • Maior concentração nas vendas, resultado da transferência de know-how, do apoio na gestão e por ser responsabilidade do franqueador o desenvolvimento de produtos e serviços para a rede.

 

Muito embora a participação em uma rede de franquias possa representar inúmeras vantagens para o franqueado, é preciso que ele tenha ciência dos desafios mais comuns do sistema, como:

 

  • Controle permanente para manutenção dos padrões. Durante toda a vigência do contrato, o franqueador verificará se o modelo está sendo corretamente replicado pelo franqueado, exigindo os ajustes necessários para correção de erros ou adequação a mudanças;
  • Poder de decisão limitado, devendo o franqueado consultar a franquia e obter sua autorização toda vez que desejar realizar ações que não digam respeito às decisões gerenciais de responsabilidade exclusiva do franqueado, inclusive quanto à escolha de fornecedores;
  • Pagamentos de royalties e taxas, pela cessão do direito de uso da marca, para usufruir do modelo franqueado e se beneficiar do suporte oferecido pelo franqueador;
  • Risco de insucesso do franqueador, uma vez que também é uma empresa sujeita às incertezas do ambiente externo ou a erros de gestão, que afetam não só a ela, mas a toda a rede de franqueados que utilizam sua marca, know-how ou até produtos;
  • Dificuldade na transferência do negócio, por caber ao franqueador a aprovação do novo franqueado a participar da rede e pelas taxas que serão cobradas a título de transferência do contrato de franquia e, em muitos casos, do contrato de locação;
  • Obediência à determinação de localização, que tanto pode ter o aspecto positivo de assessoria para a escolha do ponto, quanto redução da liberdade de escolha por ter que acatar as determinações de localização previstas no Plano de Expansão da franquia.

 

Ou seja: embora seja uma boa oportunidade de negócio no geral, abrir uma franquia de alimentação demanda muito esforço e deve ser uma decisão bem estudada.

 

Além dessas considerações, é também preciso levar em conta o que está acontecendo no mercado de alimentação. Algumas tendências são extremamente importantes na hora de decidir qual tipo de franquia abrir, pois podem ditar o potencial de sucesso do negócio do franqueado. Veja abaixo algumas das mais importantes tendências para 2017.

 

Tendências para franquias em 2017

 

Gostoso e saudável

 

As franquias de frozen yogurt são um exemplo de tendência da busca pelo saudável
As franquias de frozen yogurt são um exemplo de tendência da busca pelo saudável

 

A onda de alimentação prática, rápida e nutricionalmente pobre está finalmente perdendo força, após o boom desde os anos 70 com o aprimoramento de técnicas de congelamento e a popularidade do microondas. Existe uma crescente preocupação com a saúde e os consumidores estão buscando mais alternativas do que é chamado real food, comida de verdade.

 

Na contramão da demanda por alimentos mais saudáveis, a rotina moderna não está desacelerando. Ou seja, não é que as pessoas desejam consumir menos alimentos em restaurantes, e sim que elas desejam que haja mais opções que atendam à demanda de uma alimentação mais saudável, mantendo a praticidade e a agilidade no serviço.

 

Um dos exemplos mais modernos de tendências que estão surgindo é a da valorização da água. As pessoas estão cada dia mais cientes dos prejuízos causados à saúde por bebidas sintéticas como refrigerantes e sucos industrializados. Com isso, o mercado das águas saborizadas está crescendo. Com opções de sabor e de carbonatação, é previsto que o mercado do H²0 atinja US$36,7 bilhões até 2019¹.

 

O desejo crescente de assumir um estilo de vida mais saudável está motivando os consumidores a priorizar frutas, legumes, nozes, sementes, grãos e plantas. Em resposta, mais fabricantes estão lançando e promovendo formulações que se concentram em plantas nos sabores, usando fortificações e funcionalidades que podem adicionar aos alimentos e bebidas.

 

Além disso, a popularidade do vegetarianismo e do veganismo vem crescendo. Alguns consumidores, embora não embarquem 100% nessas dietas, estão buscando opções livres de produtos e processos animais para refeições pontuais ou em busca do melhoramento gradativo da alimentação. De 2010 e 2016, houve um aumento de 25% em lançamentos de produtos vegetarianos e de 257% em produtos veganos². Quer indicadores mais claros que estes?

 

Sendo assim, na hora de abrir uma franquia, avalie o mercado local. Já existem opções saudáveis na sua área, ou há uma saturação de opções trash food? Existe demanda? Qual o seu público? Estude as opções com cuidado.

 

Rápido e confiável

 

A rotina moderna garante o espaço de soluções rápidas e conhecidas
A rotina moderna garante o espaço de soluções rápidas e conhecidas

O ritmo acelerado da mudança e a imprevisibilidade dos acontecimentos atuais podem levar as pessoas a buscar a segurança de produtos reconhecíveis e marcas de confiança. Os brasileiros em específico constituem um mercado bastante conservador e que pode olhar com desconfiança para marcas e produtos inovadores demais, o que torna a aceitação muitas vezes um processo demorado. Mas a confiança no familiar não elimina a necessidade de inovação; em vez disso, enfatiza a oportunidade para os fabricantes olhar para o passado como uma fonte confiável de inspiração.

 

Além disso, temos a questão do tempo – ou da falta dele. O tempo é um recurso cada vez mais precioso e nossos estilos de vida multitarefa estão impulsionando uma necessidade de soluções que ainda são frescas, nutritivas e personalizáveis, embora rápidas e práticas.

 

Sendo assim, é preciso analisar com cuidado as vantagens e desvantagens em investir em marcas bem conhecidas e consolidadas, assim como na conveniência oferecida pelos serviços de uma franquia. Tudo depende do mercado onde o franqueado deseja atuar, e por isso rapidez e confiabilidade são fatores que devem ser levados em consideração na hora de decidir em qual tipo de franquia se deve investir.

 

O virtual e a transparência

 

A tecnologia está cada vez mais integrada aos processos de alimentação
A tecnologia está cada vez mais integrada aos processos de alimentação

 

A internet e a tecnologia estão reconfigurando os processos comerciais em todo o mundo. A presença, o posicionamento e as ações de uma marca na internet estão cada vez mais relevantes para o processo de decisão de compra do consumidor.

Estão cada vez mais populares as interfaces que permitem que os consumidores realizem seus pedidos virtualmente. Além das opções de delivery, existem maneiras de realizar a integração do virtual e do espaço físico de um estabelecimento – é o caso, por exemplo, da Starbucks, que permite que o cliente realize o pedido através de um aplicativo e, assim, seja isento da obrigação de esperar em uma fila para ser atendido.

 

Há também ações de engajamento do público que, por meios virtuais, interagem com a marca em troca de algum benefício. É o caso das promoções que envolvem compartilhamentos, printscreens, check-ins e outras ações por parte do consumidor que, em retorno, é contemplado com descontos, brindes e outros. Este tipo de ação está se tornando cada vez mais popular e, em algumas redes, é uma carta importante na fidelização do cliente.

 

Por isso, é importante realizar uma pesquisa de quais ações virtuais são realizadas pela franquia da qual você almeja participar. Ela está andando junto às tendências? Está se mantendo atualizadas com os meios preferidos pelo usuário de engajamento e fidelização?

 

Além disso, os consumidores estão cada dia mais predispostos a compartilhar online informações, opiniões, dicas e reclamações a respeito de estabelecimentos que frequentam. Qual é a reputação da sua marca na internet? É fundamental que haja um monitoramento de perto de quaisquer ocorrências de manifestações online contra a marca, pois podem gerar danos permanentes à imagem de uma empresa. No caso das franquias, o deslize de uma unidade pode acabar refletindo prejuízos ao longo de toda a cadeia de franqueados. Por isso, pesquise bem antes de decidir!

 

Além das tendências, olho na operação

 

Agora que você já sabe das principais tendências para o mercado de alimentação, vale sempre lembrar que é importante escolher uma operação que se adeque às suas necessidades e disponibilidade.

 

Algumas franquias possuem diretrizes meticulosamente detalhadas e vínculos burocráticos fortes, que possuem a intenção de manter a consistência ao longo de todas as unidades e garantir a homogeneidade da operação. Com um time de profissionais altamente qualificados tomando as decisões, é uma boa escolha para quem tem pouca experiência no ramo e deseja aderir a uma equipe de confiança, deixando as grandes decisões por conta do franqueador. É também uma escolha adequada para quem tem outras obrigações e pouco tempo para analisar todas as decisões e, portanto, pode se beneficiar de um sistema no qual opera de acordo com ações que já foram definidas e testadas.

 

Existem operações que atuam de forma mais dinâmica, garantindo ao franqueado local algumas liberdades e, em troca, exigindo tempo e dedicação para tomar decisões e providências para a própria loja. Essa pode ser uma boa opção para quem já tem experiência no mercado de food service e busca um negócio que, embora envolva uma marca já consolidada no mercado, permita adaptações e sugestões de estratégias de acordo com a demanda local.

 

É fundamental que sejam analisadas as garantias e obrigações na relação do franqueador e do franqueado. Um dos pontos mais delicados e importantes de uma operação é a segurança do alimento que é servido aos consumidores. Todo estabelecimento deve realizar controles meticulosos de seu ambiente e seus alimentos e, no caso das franquias, um deslize na segurança do alimento pode acarretar danos severos à saúde do consumidor, danos ao nome da marca como um todo e até mesmo a quebra do vínculo entre o franqueador e o franqueado. Por isso, fique atento às diretrizes na hora de escolher que tipo de franquia de alimentação você vai abrir.

 

A Myleus oferece a solução completa de Segurança do Alimento para franquias que envolve a coleta de amostras de alimentos, análises laboratoriais (físico-químicas, microbiológicas e de DNA), emissão de resultados e relatórios com análises para identificar vulnerabilidades no processo. Clique aqui e conheça mais sobre nossos serviços.

Comente com o Facebook

Write a comment